Pacotes de software

A imagem mostra caixas simbolizando pacotes de Software
Pacotes de software

Pacotes de Software, ou Software em Pacote, é uma denominação dada para sistemas ou aplicativos informatizados prontos, os quais podemos adquirir em lojas, via representantes comerciais ou mesmo diretamente com o fabricante, seja pela Internet, seja em estabelecimentos físicos.

Podemos encontrar pacotes de software customizáveis ou não customizáveis:

1) Pacotes de software customizáveis, são aqueles nos quais o seu fabricante já tem previsto a possibilidade de que sejam realizadas alterações e/ou implementações específicas às necessidades do adquirente deste software.

Exemplo:

Uma grande indústria adquire um pacote ERP (Enterprise Resource Planning, que pode ser definido como um Sistema de Gestão Empresarial), o qual precisa ser integrado com os sistemas internos (legado) da empresa. Para isso se torna necessário o desenvolvimento de várias interfaces, interligando funcionalidades dos diferentes sistemas.
Também pode ocorrer a necessidade da criação de novas consultas, relatórios, gráficos, entre outras soluções, customizáveis ao estilo de gestão da empresa adquirente do pacote.

2) Pacotes de software não customizáveis, são aqueles que devem ser utilizados pelo adquirente na forma em que lhe são entregues, ou seja, não permitem alterações e/ou implementações para se adequar às necessidades específicas do cliente, mas pelo contrário, é o cliente que deve se adaptar às características do software adquirido.

Exemplo:

O cliente compra o pacote Office, da Microsoft, que é entregue com um editor de textos (Word), uma planilha eletrônica (Excel), um programa utilizado para edição e exibição de apresentações gráficas (PowerPoint), entre outras ferramentas, o qual deve ser consumido e/ou utilizado na forma em que se encontra, no máximo com algumas parametrizações (customizações) pré-programadas (configuração).

Exemplos de Pacotes de Software:

1) Sistemas de Administração da Folha de Pagamento
2) Contabilidade
3) Livros Fiscais
4) Livro Caixa
5) Contas a Receber
6) Contas a Pagar
7) Controle de Estoques
8) Administração de Serviços
9) ERP
10) MS Office
11) entre outros

Exemplos de clientes de Pacotes de Software:

1) Escritórios de contabilidade
2) Empresas industriais
3) Empresas comerciais
4) Empresas prestadoras de serviços
5) Profissionais liberais
6) Estudantes
7) Professores
8) Pessoas físicas de um modo geral
9) Pessoas jurídicas de um modo geral

Observação:

Há uma forma de oferta de pacotes de software para consumo na Internet, através do modelo de entrega conhecido como SaaS (Software as a Service), ou seja, Software como um Serviço, pelo qual o usuário (cliente) paga uma taxa mensal de consumo (uma espécie de aluguel), sem precisar comprá-lo, ou seja, sem ter que comprar a chamada taxa de licença de uso do software, a qual pode ser considerada cara em muitos casos.


Data de confecção do texto acima: 23/01/2015.


WindowWidth: WindowHeight: ContainerHeight: ScrollHeight:
Responsive Media Screen:
Family