Gerenciamento, gestão, gerência de projetos

A imagem ilustra a figura de um gerente de projetos
Gerente de projetos

Gerenciamento de projetos, gestão de projetos ou gerência de projetos são algumas formas de denominação de uma área da administração, onde se aplicam técnicas, conhecimentos e habilidades, na elaboração de atividades inter relacionadas, visando atingir um conjunto de objetivos bem definidos (escopo), em um período de tempo pré-determinado (prazo), respeitando os limites financeiros disponíveis (custo), procurando-se produzir o melhor resultado possível (qualidade), através da utilização dos melhores recursos técnicos, materiais e humanos disponíveis.

O PMI (Project Management Institute) define gerenciamento de projetos, gestão de projetos ou gerência de projetos, como sendo o processo através do qual se aplicam conhecimentos, capacidades, instrumentos e técnicas às atividades do projeto, de forma a satisfazer às necessidades e expectativas dos diversos stakeholders (partes interessadas), que são indivíduos ativamente envolvidos no projeto ou cujo resultado do mesmo poderá afetá-los positivamente ou negativamente.

O gerenciamento de projetos, gestão de projetos ou gerência de projetos, normalmente é uma atribuição de um profissional conhecido como gerente de projetos, o qual raramente participa diretamente nas atividades que produzem o resultado final, ou seja, ele gerencia o projeto, sem necessariamente ser parte dos executores do mesmo.

O gerente de projeto trabalha para manter o progresso do projeto em andamento, controlando todos os aspectos do mesmo, desde sua iniciação até o encerramento, passando pelo planejamento, execução, monitoramento e controle do mesmo.

Um projeto difere das atividades normais de uma empresa, pois o mesmo tem um início, meio e fim, enquanto que as atividades normais são contínuas e repetitivas.

Para conhecer mais sobre gerenciamento de projetos, gestão de projetos ou gerência de projetos, vale a pena conhecer o PMBOK (Project Management Body of Knowledge ou Conjunto de conhecimentos do gerenciamento de projetos), um agrupamento de conhecimentos administrados por uma organização chamada PMI (Project Management Institute), que tem se tornado o padrão mais utilizado atualmente, seja na indústria, na contrução civil, no desenvolvimento de software, etc.



Data deste texto: 07 de abril de 2015.


WindowWidth: WindowHeight: ContainerHeight: ScrollHeight:
Responsive Media Screen:
Family