Dez coisas que um desenvolvedor sério jamais deveria ignorar

1) Entenda muito bem as requisições do usuário

Na medida em que você vai se envolvendo no desenvolvimento de uma aplicação, passa a querer adivinhar algumas das necessidades do seu cliente, imaginando que possa até mesmo saber mais do que ele. Ledo engano. Quando você recebe uma solicitação do usuário, procure gastar o máximo de tempo possível com o mesmo, visando esclarecer todos os pontos possíveis, de maneira a conseguir o máximo de clareza do que ele realmente quer e precisa, gerando uma especificação clara e muito bem definida. Fazendo assim, você evitará aborrecimentos e a necessidade de refazer o seu trabalho e, de quebra, estará bem afinado com seu usuário.

2) Colaboração

Você pode chamar isso de brainstorming (tempestade de idéias), revisão de código por pares, trabalho em equipe, ou qualquer outra coisa. O importante é você colaborar com quem está a sua volta, como também aceitar a colaboração dos mesmos. Compartilhar idéias e/ou problemas com outros, pode lhe ajudar a encontrar falhas e/ou soluções, que você não consegue ver por si mesmo. Faça isso e terá a chance de realizar um trabalho muito melhor.

3) Controle de versões e cópias de segurança

Qualquer um que já tenha tido seu código substituído ou deletado indevidamente, sabe o valor de um bom controle de versões, como também de cópias backup do seu trabalho. Não importa o mecanismo que você utilize para o controle de versões e/ou para cópias backup. O importante é evitar que você perca horas ou dias de trabalho, seja por falha sua, seja por falha alheia. Não esqueça de fazer também cópias backup parciais ou intermediárias de seu trabalho, pois acidentes e equívocos acontecem com todo mundo e é sempre bom ter como restaurar seu código para a posição mais recente possível, evitando ter que fazer tudo de novo.

4) Testar, testar e testar

A maioria dos desenvolvedores não gosta de testar, ou, até mesmo, odeia testar seus códigos. No entanto, é crucial que você faça todos os testes possíveis, antes de liberar seu trabalho para outras pessoas. Nada é mais chato do que você ser chamado pelos testadores da empresa, ou, até mesmo, por seus usuários, para lhe mostrar um "furo" encontrado. Isto gera um desgaste para todos os envolvidos, especialmente para você. Tenha um roteiro de testes a serem realizados, de acordo com o tipo de aplicação do seu código (tela, relatório, regra de negócio, etc.). Imagine sempre que seu código é responsável pelos controles de um avião e que não haverá uma segunda chance, caso a primeira tentativa de execução falhe.

5) Usabilidade e amigabilidade

Sempre que você for desenvolver uma solução, procure se colocar no lugar do usuário que irá realmente utilizá-la. Conheça o ambiente do usuário, o equipamento que ele tem a disposição, a forma como ele pretende interagir com a aplicação, e assim por diante. De nada adianta você fazer uma interface gráfica, por exemplo, cheia de botões, entre outros artifícios, que requeiram o uso do mouse, se o usuário poderá se utilizar apenas de um teclado, seja por produtividade, seja por exigência técnica, ou por qualquer outra razão. Tenha sempre em mente que uma solução ótima para você, pode ser péssima para seu usuário. De nada adianta você desenvolver uma "Ferrari", se o que o usuário realmente precisa é de uma "Jeep 4x4", ou vice-versa.

6) Performance e bom senso

Tenha absoluta certeza da velocidade esperada pelo usuário de sua aplicação. Na maior parte das vezes, o usuário espera uma resposta imediata de uma requisição. Quando isso não for possível, ele espera, ao menos, ser informado do tempo exato (ou aproximado) que terá que esperar para que um processo seja concluído. Caso sua aplicação for executar algum processo mais demorado, além de dar uma expectativa de tempo para sua conclusão, procure também não exigir a presença do usuário em frente ao monitor, durante o processo, solicitando a qualquer momento alguma intervenção (input) do mesmo.

7) Comente e documente seu código

Para muitos desenvolvedores, comentar e/ou documentar seu código é considerado uma grande heresia ou uma absoluta perda de tempo. Se já não bastasse ter que escrever e testar o código, imagina então ter que ficar escrevendo comentários "totalmente desnecessários", sem efeito nenhum na execução da aplicação. No entanto, este mesmo desenvolvedor, quando colocado na manutenção de códigos, construídos por outros desenvolvedores, sente-se revoltado quando não consegue entender o que está escrito. Neste momento ele percebe o quanto faz falta um simples comentário, explicando a finalidade de uma variável, de um método, e assim por diante. Seja previdente, enquanto desenvolve seu código, comente e documente. Não deixe para fazê-lo somente ao final do processo de desenvolvimento, pois há grande chance disso não acontecer.

8) Crie um log de sua aplicação

Sempre que possível, faça com que seu código vá gerando um log de execução, podendo ser um simples arquivo texto, com informações úteis para uma eventual necessidade de rastreamento do mesmo. Muitas vezes o usuário reporta algum problema ocorrido e não consegue (ou não quer) ser claro em dizer o que realmente aconteceu para que isso acontecesse. Por exemplo, o usuário pode ter realizado uma operação indevida, mas não quer assumir a culpa ou falha. Ele inventa, então, qualquer estória para justificar seu erro. Se sua aplicação tiver um bom log, será possível rastrear e saber quais foram as ações do usuário, quais as operações realizadas, etc.

9) Mantenha-se atualizado

Não fique parado no tempo. Procure acompanhar a evolução tecnológica. Faça cursos, leia livros, acompanhe sites informativos na Internet, converse com colegas de profissão, etc. Mesmo que você trabalhe com sistemas legados, em sua empresa, e que a tendência é você ter trabalho com estes sistemas para muitos e muitos anos, não se acomode, vá à luta e procure conhecer e aprender o que existe de novo em nossa área. A qualquer momento, novos conhecimentos poderão ser exigidos de você. Esteja, então, preparado.

10) Tenha orgulho de seu trabalho

Faça seu trabalho de tal forma que possa sempre se orgulhar do mesmo. Não deixe que encontrem erros naquilo que você desenvolveu. Não aceite ver seus usuários infelizes com as soluções que você liberou para os mesmos. Não importa se você é um profissional autônomo, um empregado, um sócio ou mesmo o dono faz-tudo da empresa. O que importa é a qualidade do seu trabalho. Faça tudo com muito zelo, com muito carinho, com toda dedicação possível. O retorno certamente será gratificante e o sucesso virá com certeza.

O texto acima é uma "tradução livre", com algumas adaptações, de um texto de Bill Stronge, gerente de projetos, certificado pelo PMI, cujo original, em inglês, encontra-se em http://blogs.techrepublic.com.com/10things/?p=368.

18 de setembro de 2009.

WindowWidth: WindowHeight: ContainerHeight: ScrollHeight:
Responsive Media Screen:
Family