Empregos de vanguarda nos EUA e no mundo

Graças ao ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore que ajudou a desenvolver e aumentar a consciência e a atenção das pessoas para a emissão de carbono e criar nas indústrias o desejo de "fazer as coisas certas", existe um crescente número de empregos ligados à economia de energia, às tecnologias de ponta complementares, às questões ambientais geradas pela crise energética.

De acordo com um estudo da Management Information Services, Inc, uma empresa de pesquisa situada em Washington, DC que vem monitorando os "empregos verdes" por duas décadas, as novas empresas de gerenciamento e proteção ambiental criaram sozinhas nos Estados Unidos 5, 3 milhões de empregos.

No passado, os empregos ligados ao meio ambiente eram, na maioria, relativos a obrigações reguladoras; agora estes empregos apoiam uma larga variedade de iniciativas, incluindo sustentabilidade, processamento de água e alternativas energéticas. Por volta de 2010, "o emprego verde" alcançará 5,8 milhões de empregos e em 2020 um salto para 6,9 milhões. De acordo com a Secretária do Trabalho e Estatísticas, um dos 25 principais empregos entre 2004 e 2014 é o de hidrologista. Dentre seus deveres está a responsabilidade por recursos de água limpa para pessoas e para a agricultura. Outra área nas quais as carreiras experimentaram crescimento significativo é o do tratamento de águas e esgoto e o gerenciamento de materiais de risco.

Mais ainda espera-se que as vendas do setor verde, incluindo fornecedores de energia e fornecedores de produtos de consumo, cresçam de $ 341 bilhões em 2010 para U$ 496 bilhões em 2020. Na medida em que, um setor de atividade cresce nesta proporção, pode-se esperar uma criação de empregos significativa.

Iniciativas "verdes" estão em todos os lugares, nós já havíamos comentado o trabalho de Denis Quaintance que inaugurou em 2007 seu primeiro verdadeiro "hotel verde". De acordo com Harry Eepstein vice-presidente da Innovation da HAVU Solutions Group, a empresa que fornece produtos, com exceção de alimentos para fast-foods e lojas de conveniência, "Sustentabilidade está em primeiro lugar na cabeça de nossos clientes". Epstein está constantemente pesquisando por melhoria nos materiais e processos para ajudar seus clientes a se tornarem cada vez mais "verdes", na medida que melhoram os produtos e serviços ofertados.

O que mais e mais as empresas têm, especialmente, descoberto à luz do estudo IBM Global Business Services sobre Responsabilidade Social, é que ser "mais verde" é mais eficaz do ponto de vista de custo e de imagem e faz com que as organizações sejam mais atraentes, não só em relação à retenção e manutenção de talentos, como também em relação aos clientes.

Copyright 2006 by the The Herman Group.
Reprodução permitida desde que com citação da fonte.
Artigos de Roger Herman e Joyce Gioya, Business Futurists e consultores associados da TDC Capacitação Profissional.
Para assinar ou cancelar o recebimento do Trend Alert Report, envie e-mail para tdc@tdccap.com.br, ou acesse nosso site www.tdccap.com.br.
Este serviço é público e gratuito. Envie suas sugestões e comentários para tdc@tdccap.com.br


Quarta-feira, 15 de outubro de 2008.

WindowWidth: WindowHeight: ContainerHeight: ScrollHeight:
Responsive Media Screen:
Family