JavaFX - Definição, destaques técnicos e histórico

JavaFX é um plataforma de software multimidia, desenvolvida pela Sun Microsystems, baseada em Java, para a criação e disponibilização de Aplicações de Internet Ricas, que podem ser executadas em vários dispositivos diferentes.

A versão JavaFX 1.1, de Fevereiro 2009, permite a criação para desktop, browser e telefone celulares.

Tv's, video-games, Blu-rays players e outras plataformas estão sendo planejadas para serem adicionadas no futuro.

JavaFX está totalmente integrado com o JRE. As aplicações JavaFX rodarão nos desktops e nos browsers que rodarem JRE e nos celulares que rodarem o JavaME.

Para construir aplicações em JavaFX, os desenvolvedores usam uma linguagem estática tipada, chamada JavaFX Script.

No desktop, por enquanto, suporta somente Windows XP e Vista, além do Macintosh. A Sun Microsystems está se dedicando para criar uma implementação ao Linux também.

Nos celulares, o JavaFX é capaz de rodar em vários sistemas operacionais móveis, como Android, Windows Mobile, e outros sistemas proprietários.

A atual versão do JavaFX inclue os seguintes componentes:

1. O JavaFX SDK: Compilador e ferramentas para JavaFX. Gráficos, Media Web, e documentos de textos com formatação.

2. NetBeans IDE para JavaFX: Com a ajuda da paleta do Netbeans JavaFX o processo vira somente um "drag-and-drop", efeitos, animações e exemplos. Para eclipse também existe um plugin chamado Kenai.

3. As ferramentas e os plugins para programas de criação: Plugin para Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, que pode exportar gráficos com o código de JavaFX e ferramentas para converter SVG gráfico em JavaFX Script.

Destaques técnicos:

Profile Comum: JavaFX é baseado no conceito 'Common Profile', que representa a reutilização de muita parte do código em todos os dispositivos, seja móvel ou desktop. Isto permite aos desenvolvedores usar modelos de programação comum enquanto constroem para Desktop ou dispositivos Móveis. Para diferenciar as qualidades de cada dispositivo, por exemplo, o JavaFX 1.1 possui uma API para Desktop, que inclui Swing e efeitos visuais avançados.

Ingração para criação em programas terceiros: JavaFX inclui plugins para Adobe Photoshop e Adobe Illustrator, que permite a criação de gráficos avançados para integrar diretamente nas aplicações de JavaFX. Os plugins geram codigos em JavaFX Script que preservam o layout e a estrutura dos gráficos. Desenvolvedores podem facilmente adicionar animações e efeitos para os gráficos estaticos importados. Tambem há um SVG gráfico conversor que permite importar e rever após ser convertido no formato JavaFX.

História:

JavaFX Script, a linguagem de programação para JavaFX, começou por um projeto de Chris Oliver chamado de F3.

A Sun Microsystem primeiramente anunciou o JavaFX na JavaOne WorldWide Java Developer Conference, em Maio de 2007.

Em maio de 2008, a Sun Microsystems anunciou seus planos para distribuir o JavaFX para Desktop e Browser, no outono de 2008, e o JavaFX para dispositivos móveis, na primavera de 2009.

Desde julho de 2008, desenvolvedores podem fazer o download do JavaFX SDK para Windows e Mac, assim como os plugins para NetBeans.

Em 4 de dezembro de 2008, a Sun disponibilzou o JavaFX 1.0

Em fevereiro de 2009, Linux e Solaris ainda não são oficialmente suportados devido aos gráficos e animações avançadas, que não são suportadas por estes sistemas.

Na conferência M3DD (Java mobile, Media & Embedded Developer Days), em Janeiro de 2009, a Sun anunciou que o JavaFX para dispositivos móveis estaria disponivel em Fevereiro.

JavaFX Mobile está oficialmente disponivel, como parte do JavaFX, desde 12 de Fevereiro de 2009.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

18 de setembro de 2009.

WindowWidth: WindowHeight: ContainerHeight: ScrollHeight:
Responsive Media Screen:
Family