View Como ajudar uma criança ou um adulto a respirar melhor

A imagem mostra uma criança deitada em sua cama, recebendo vapor para respirar melhor
Vapor para respirar melhor

Se uma criança (ou mesmo um adulto) apresentar problemas respiratórios, como obstrução nasal (nariz entupido), com muita dificuldade de respirar, por causa de um resfriado, ou uma gripe, por exemplo, uma ótima solução é a inalação de vapor quente (vaporização).

O vapor quente, além de umedecer as vias respiratórias, também as dilata, proporcionando uma melhora rápida no processo respiratório, trazendo alívio para quem não está conseguindo respirar direito.

O vapor quente também pode trazer benefício para quem estiver com tosse seca (improdutiva), pois pode ajudar a "soltar" o catarro, a exemplo do que ocorre com o consumo da maioria dos xaropes para tosse.

Como solução, há quem leve a criança para dentro de um banheiro, com o chuveiro aberto e ligado na temperatura máxima, fazendo bastante vapor.

Também há quem leve a pessoa para a cozinha, onde haverá uma panela destampada, com um pouco de água fervendo, sobre a chama do fogão. A criança é posicionada para respirar o vapor que emana da panela, normalmente com uma toalha sobre sua cabeça, visando aproveitar muito bem o vapor que sobe.

Estas duas opções, no entanto, forçam a tirar a criança (ou o adulto) "doente" de sua cama quentinha para um ambiente úmido (banheiro) ou mesmo frio (cozinha). No caso do banheiro, por exemplo, o problema é que o vapor também irá umedecer a roupa da criança, o que exigirá a troca da mesma, deixando a criança a mercê de uma variação de temperatura, podendo até mesmo agravar o problema.

O melhor então é levar o vapor até a criança e não a criança até o vapor, como ilustrado na imagem, e como descrito abaixo.

Vaporização úmida e quente no próprio quarto da criança:

Uma ótima solução é a combinação de um fogareiro portátil (de camping, por exemplo) e uma pequena chaleira.

1) Você coloca um pouco de água dentro da chaleira, não deixando a água ultrapassar o nível da parte interna do bocal (bico) da chaleira, de maneira que o vapor possa sair facilmente por este bocal (bico).

2) Leve o fogareiro até o quarto da criança, colocando-o no chão, ao lado da cama desta criança, de preferência no lado em que estiver posicionado o rosto (nariz) da mesma.

3) Acenda o fogareiro e coloque a chaleira sobre ele.

4) Quando a água começar a ferver, é aconselhável, mas não obrigatório, colocar um "pitada" de Vick Vaporub dentro da água. Esta "pitada" se equivale ao tamanho de um grão de feijão (uma pontinha de colher de chá).

5) Direcione então o vapor, que está saindo do bocal (bico) da chaleira, em direção às narinas (nariz) da criança, de maneira que ela possa inalar (inspirar) este vapor.

5.1) Você pode utilizar uma revista, uma folha de papelão ou cartolina, um pequeno cano de PVC, ou algo semelhante, para ajudar a direcionar o vapor até o rosto da criança.

5.2) Mantenha uma distância mínima de uns 50 cm (meio metro) entre o bocal (bico) da chaleira e o rosto da criança, de maneira que o vapor não chegue tão quente até a criança, ao ponto de causar queimaduras na mesma. Teste a temperatura do vapor que está chegando até a criança, colocando sua mão junto ao rosto dela.

6) Deixe a criança inalar (inspirar / respirar) o vapor por mais ou menos 30 minutos.

Cuidado:
Nunca se afaste do fogareiro, enquanto ele estiver ligado (ou se a chaleira ainda estiver quente), pois pode ocorrer acidente.
Assim que terminar a vaporização, leve o fogareiro e a chaleira para um lugar seguro, longe da criança (ou adulto) que recebeu o tratamento.

Observação:
Vick Vaporub é o nome comercial (da empresa Procter & Gamble) de um gel criado para desobstruir o nariz em situações de gripe e resfriado. Por isso é farmaceuticamente classificado como linimento. Usado principalmente por crianças como expectorante e para aliviar os sintomas nasais pois seus constituintes voláteis (mentol, canferol, eucaliptol) promovem uma sensação de frescor e ajudam a diminuir a viscosidade do catarro. Embora muito usado em crianças, adultos também podem se beneficiar de seus efeitos nas mesmas situações. Contudo, este medicamento deve ser usado com cautela por pessoas que apresentem sensibilidade a compostos fortemente aromáticos e além disso o Vick Vaporub é um complemento e não substitui as recomendações médicas.

Data deste texto: 18 de setembro de 2009.

WindowWidth: WindowHeight: ContainerHeight: ScrollHeight:
Responsive Media Screen:
Family