Como ajudar uma criança ou um adulto a respirar melhor

Se uma criança (ou mesmo um adulto) apresentar problemas respiratórios, como obstrução nasal (nariz entupido), com muita dificuldade de respirar, por causa de um resfriado, ou uma gripe, por exemplo, uma ótima solução é a inalação de vapor quente (vaporização).

O vapor quente, além de umedecer as vias respiratórias, também as dilata, proporcionando uma melhora rápida no processo respiratório, trazendo alívio para quem não está conseguindo respirar direito.

O vapor quente também pode trazer benefício para quem estiver com tosse seca (improdutiva), pois pode ajudar a "soltar" o catarro, a exemplo do que ocorre com o consumo da maioria dos xaropes para tosse.

Como solução, há quem leve a criança para dentro de um banheiro, com o chuveiro aberto e ligado na temperatura máxima, fazendo bastante vapor.

Também há quem leve a pessoa para a cozinha, onde haverá uma panela destampada, com um pouco de água fervendo, sobre a chama do fogão. A criança é posicionada para respirar o vapor que emana da panela, normalmente com uma toalha sobre sua cabeça, visando aproveitar muito bem o vapor que sobe.

Estas duas opções, no entanto, forçam a tirar a criança (ou o adulto) "doente" de sua cama quentinha para um ambiente úmido (banheiro) ou mesmo frio (cozinha). No caso do banheiro, por exemplo, o problema é que o vapor também irá umedecer a roupa da criança, o que exigirá a troca da mesma, deixando a criança a mercê de uma variação de temperatura, podendo até mesmo agravar o problema.

O melhor então é levar o vapor até a criança e não a criança até o vapor.

Esquema de vaporização úmida e quente no quarto da criança
Vaporização úmida e quente no próprio quarto da criança

Uma ótima solução é a combinação de um fogareiro portátil (de camping, por exemplo) e uma pequena chaleira.

1) Você coloca um pouco de água dentro da chaleira, não deixando a água ultrapassar o nível da parte interna do bocal (bico) da chaleira, de maneira que o vapor possa sair facilmente por este bocal (bico).

2) Leve o fogareiro até o quarto da criança, colocando-o no chão, ao lado da cama desta criança, de preferência no lado em que estiver posicionado o rosto (nariz) da mesma.

3) Acenda o fogareiro e coloque a chaleira sobre ele.

4) Quando a água começar a ferver, é aconselhável, mas não obrigatório, colocar um "pitada" de Vick Vaporub dentro da água. Esta "pitada" se equivale ao tamanho de um grão de feijão (uma pontinha de colher de chá).

5) Direcione então o vapor, que está saindo do bocal (bico) da chaleira, em direção às narinas (nariz) da criança, de maneira que ela possa inalar (inspirar) este vapor.

5.1) Você pode utilizar uma revista, uma folha de papelão ou cartolina, um pequeno cano de PVC, ou algo semelhante, para ajudar a direcionar o vapor até o rosto da criança.

5.2) Mantenha uma distância mínima de uns 50 cm (meio metro) entre o bocal (bico) da chaleira e o rosto da criança, de maneira que o vapor não chegue tão quente até a criança, ao ponto de causar queimaduras na mesma. Teste a temperatura do vapor que está chegando até a criança, colocando sua mão junto ao rosto dela.

6) Deixe a criança inalar (inspirar / respirar) o vapor por mais ou menos 30 minutos.

CUIDADO: Nunca se afaste do fogareiro, enquanto ele estiver ligado (e/ou a chaleira quente), pois pode ocorrer acidente. Assim que terminar a vaporização, leve o fogareiro e a chaleira para um lugar seguro, longe da criança (ou adulto) que recebeu o tratamento.

Informações adicionais:

Vick Vaporub é o nome comercial (da empresa Procter & Gamble) de um gel criado para desobstruir o nariz em situações de gripe e resfriado. Por isso é farmaceuticamente classificado como linimento. É usado principalmente por crianças como espectorante e para aliviar os sintomas nasais pois seus constituintes voláteis (mentol, canferol, eucaliptol) promovem uma sensação de frescor e ajudam a diminuir a viscosidade do catarro. Embora muito usado em crianças, adultos também podem se beneficiar de seus efeitos nas mesmas situações. Contudo, este medicamento deve ser usado com cautela por pessoas que apresentem sensibilidade a compostos fortemente aromáticos e além disso o Vick Vaporub é um complemento e não substitui as recomendações médicas.



Comentários

Paula [20/03/2009 05:07:11]
Bela dica. Gostei.

André [17/06/2009 13:02:08]
Bastante confortável para a criança. Muito bom!

viviane [25/04/2010 00:41:43]
E-mail: viviane.rape@hotmail.com
gostaria de saber se colocar agua em baixo da cama é bom para respirar melhor(com o ar seco)atualmente obrigada

Eliseu [25/04/2010 04:13:50]
Viviane, Colocar uma bacia ou um balde de água dentro do quarto ajuda um pouco, sim. As providências válidas são: - Deixar sempre as janelas abertas para favorecer a circulação de ar; - Evitar locais fechados com aglomeração de pessoas; - Consumir muito líquido; - Aumentar a umidade do ar na casa ou apartamento, colocando, por exemplo, uma bacia com água no quarto e demais dependências; - Limpar a casa e os móveis com panos úmidos para evitar o contato com o pó, foco de ácaros, responsáveis por alergias respiratórias. - Colocar soro nas narinas para melhorar a respiração, especialmente das crianças. Observação: A dica desta página (vapor quente e úmido) também pode ajudar nestes casos, pois vai levar umidade mais rapidamente para todas as vias respiratórias (nariz, boca e internas), além de umidificar o próprio quarto com o vapor. Se não tiveres um fogareiro, ferva uma panela de água no fogão e leve para o quarto para ir evaporando aos poucos, pois isso vai umidificar a peça mais ligeiro do que uma bacia de água fria.Um abraço e boa sorte, Eliseu.

Drika [12/06/2010 12:19:55]
Adorei ...

Gabriela [20/08/2010 08:59:04]
E-mail: g-pl1986@hotmail.com
É verdade, reparei que imediatamente as secreções se soltam e descongestiona o nariz. Queria saber se existe algo que eu possa dar ao meu filho, remédio, vitamina, ou na alimentação, pra fazer com que ele fique menos vulenável à gripe, pq ele gripa e resfria demais, independentemente dos cuidados. Obrigada.

Eliseu [22/08/2010 03:11:41]
Gabriela, Como não sou um profissional da saúde, posso apenas te dar algumas dicas de um pai de três filhos e que também foi criado por uma mãe de nove filhos, a qual foi farmacêutica por muitos anos. O que minha mãe me ensinou com suas práticas e procurei adotar com meus filhos foi: 1) Manter sempre os ambientes da casa o mais limpos e arejados possíveis, deixando sempre o ar e o sol entrar nos quartos e outras dependências da casa. Evite o acúmulo de pó. 2) Não agasalhar demais a criança, de maneira que ela possa ficar suada, pois se ela ficar suada e exposta a alguma corrente de ar, pode ficar resfriada. 3) Não agasalhar de menos a criança, de maneira que ela possa passar frio. Certa vez ouvi um especialista de saúde dizer que uma criança sente sempre um pouquinho mais de frio que os adultos, portanto elas devem ficar um pouco mais agasalhadas que nós, mas não demais. 4) Não deixe a criança andar sem calçado nos pés, especialmente em pisos frios e/ou úmidos. Os nossos pés são muito sensíveis ao frio e, através deles, nosso corpo pode resfriar rapidinho. Se não estivermos no verão, sempre é bom colocarmos meias nos pés. 5) Proteja a criança de correntes de ar. Deixar entrar ar no ambiente é ótimo, mas de maneira que a criança não fique posicionada em um local onde possa ocorrer aquele "ventinho danado", que mesmo leve pode ir minando com a resistência da criança. 6) Evite o choque térmico, ou seja, sair de um ambiente quente para um ambiente frio, sem a devida proteção. Ou sair da cama quentinha e não se agasalhar direito ou andar com os pés no chão (descalços). 7) Alimente a criança da forma mais saudável possível, com frutas, verduras, legumes, cereais, carnes, leite, etc., valorizando sempre alimentos ricos em vitamina C, a exemplo da laranja, do kiwi, etc. 8) Mantenha a criança sempre bem hidratada. Ofereça a ela água, sucos, chazinhos, várias vezes ao dia. O líquido ajuda nosso organismo a se livrar de toxinas, etc. 9) Jamais dê qualquer tipo de remédio para seu filho, sem que seja orientado por um médico. Observação: Não fique neurótica na proteção da criança, pois todo excesso também é prejudicial. Deixe a criança brincar, tomar sol, etc., a não ser que haja alguma recomendação médica do contrário. Verifique também se a criança não está sofrendo de alguma alergia respiratória em relação a poeira no ambiente, em cortinas, tapetes, bichinhos de pelúcia, animais domésticos, etc., pois certas alergias respiratórios podem gerar sintomas parecidos com o resfriado, gerando coriza, congestionamento nasal, etc. Um abraço, Eliseu.

Geovana Motta [28/10/2011 08:40:32]
E-mail: geovanapuff@hotmail.com
google
mto bom

Geovana Motta [28/10/2011 08:40:39]
E-mail: geovanapuff@hotmail.com
google
mto bom

Geovana Motta [28/10/2011 08:40:40]
E-mail: geovanapuff@hotmail.com
google
mto bom

Geovana Motta [28/10/2011 08:40:40]
E-mail: geovanapuff@hotmail.com
google
mto bom

Geovana Motta [28/10/2011 08:40:41]
E-mail: geovanapuff@hotmail.com
google
mto bom

Anônimo [19/11/2011 01:19:22]
oi, mto obrigado pelas dicas ajudou mto, pois estava sem sono até agorinha por causa de congestionamento nasal atrapalhando a dormir. ate a proxima

leila [01/04/2012 06:06:19]
E-mail: heitleila_jhl@hotmail.com.br
jhl@esquadrias
Minha bebe tem dez meses e estava com o peito cheio dei inalacao com dois remedio um berotec o outro tanbem junto que a doutora passou ela eata melhor e a febre dei novalfen intetcalado com paracetamol agora oque me preolcupa e a narina escorendo oque eu faco para sair logo todo esse catarro

leila [01/04/2012 06:06:29]
E-mail: heitleila_jhl@hotmail.com.br
jhl@esquadrias
Minha bebe tem dez meses e estava com o peito cheio dei inalacao com dois remedio um berotec o outro tanbem junto que a doutora passou ela eata melhor e a febre dei novalfen intetcalado com paracetamol agora oque me preolcupa e a narina escorendo oque eu faco para sair logo todo esse catarro

leila [01/04/2012 06:06:58]
E-mail: heitleila_jhl@hotmail.com.br
jhl@esquadrias
Minha bebe tem dez meses e estava com o peito cheio dei inalacao com dois remedio um berotec o outro tanbem junto que a doutora passou ela eata melhor e a febre dei novalfen intetcalado com paracetamol agora oque me preolcupa e a narina escorendo oque eu faco para sair logo todo esse catarro

Eliseu [01/04/2012 16:40:24]
Você deve continuar seguindo exatamente o que a médica lhe indicou / receitou, pois a dica de vapor desta página é apenas um complemento ao tratamento médico e nunca um substituto.Siga fielmente as orientações médicas.Saúde e felicidade a seu bebê e a você(s).

Eliane [25/06/2012 10:10:43]
Minha bebê tem 5 meses e está bem gripada, com rouquidão no peito , quero saber se fazendo o vapor quanto tempo ela tem que ficar de repouso após o uso?

fabiana martins [06/07/2012 16:34:30]
E-mail: fabyalves2011@hotmail.com
MEU BEBÊ TEM 3 MESES E MEIO E ESTA COM GRIPE E TOSSE, POREM A MEDICA DISSE QUE É VIROSE DEVIDO AO TEMPO. A PEDIATRA MANDOU ELE TOMAR UM XAROPE EXPECTORANTE E PEDIU PARA FAZER INALAÇÃO COM BEROTEC E ATROVENT, MAS MINHA DUVIDA É, INALAÇÃO DÁ RESULTADO SE A CRIANÇA TIVER GRIPADA? FAZ 8 DIAS TOMANDO A MEDICAÇÃO E MELHOROU POUCO.

Hermógenes [29/10/2012 15:54:57]
E-mail: hermogenestj@hotmail.com
Gostei muto da sugestão, vou fazer hoje, tenho tido dificuldade para dormir, muito obrigado

Anônimo [18/03/2013 22:46:50]
Agradeço pelas dicas bem intencionadas, MAS ao se tentar economizar alguns poucos Reais com a substituição da compra de um vaporizador elétrico por uma "gambiarra" de: fogareiro x chaleira, estaremos expondo ao perigo do fogo: as cortinas, as camas e NOSSAS CRIANÇAS

marisa [24/05/2013 10:01:19]
Olá, gostaria de saber se estas dicas funcionam quando há hipertrofia dos adenóides. Meu pequenino está sempre com problemas em dormir e passa vários segundos sem respirar! Qualquer dica é bem vinda! Obrigado.

Luiz Roberto [16/07/2013 21:49:53]
E-mail: cantorluizroberto@gmail.com
O Vick Vaporub é companheiro da minha família desde a minha infância, e já tenho 68 anos.Uma das maneira que eu o uso fazendo essa inalação com vapor.

Ronaldo [12/10/2013 08:12:45]
E-mail: itto71@globo.com
Olha achei legal as dicas.Os cuidado com os equipamentos uzados. Valeuuu.

Rosa [25/03/2014 01:22:25]
Ola, minha baby tem 9 meses, e esta gripadinha, o nariz nao para de escorrer. Tenho um vaporizador eletrico, e so eu ligar e ela dorme super bem! So tenho uma duvida, por quanto tempo posso deixar o vaporizador ligado? Vivo nos Estados Unidos, e agora esta muito frio, todas as janelas ficam fechadas, e quando ligo o vaporizador as janelas ficam todas suadas. O que voce me sugere fazer? Tenho medo de deixar o vaporizador ligado toda a noite e ela piorar ao inves de melhorar. Aguardo resposta. Obrigado!!!

Eliseu [25/03/2014 03:02:36]
Oi Rosa!Com meus filhos eu fazia vaporizações de, no máximo, 30 minutos, que era o tempo necessário para desobstruir as vias respiratórias (desentupir o nariz).Como pais temos que ter o cuidado de não aplicar recursos artificias em excesso, pois podemos deixar nossos filhos "viciados" em determinados tratamentos, podendo deixar o organismo da criança com uma espécie de "preguiça" e não querer mais agir sozinho, sem a presença do recurso artificial.Por exemplo: se um pai ou uma mãe exagerar no uso de gotas nasais, visando ajudar a criança a respirar, pode acabar por deixar a criança com suas vias respiratórias "preguiçosas", onde as quais somente funcionam direito com o uso das gotas, o que pode levar o problema a ocorrer até mesmo na idade adulta.De qualquer forma, procure seguir SEMPRE as orientações médicas, obedecendo o que está prescrito na receita médica.No caso das vaporizações, sugiro você fazer por períodos curtos (de 20 a 30 minutos), sempre checando se a criança está respirando bem. Caso necessário, faça novas vaporizações.Mantenha sua baby bem alimentada e, especialmente, bem hidratada.Um abraço e meu desejo de ótima saúde a todos!!!

Lu [24/04/2014 23:47:56]
Desculpe aí, mas QUE LOUCURA, colocar um fogareiro no quarto de uma criança!!

Anônimo [05/05/2014 06:07:42]
Acho a sugestão válida, mas esse procedimento deve ser realizados por dois adultos( bem acordados) o pai e a mãe por motivo de segurança.

Juliana [13/06/2014 12:44:17]
E-mail: julianaprigol@ymail.com
Olá, meu filho tem 8 meses e com 6 para 7 meses teve bronquiolite, ficou no hospital por 4 dias, melhorou isso em abril, porém agora estou sentindo um ronquidão no peitinho dele moro em apto, e no rio grande do sul ( caxias do sul) onde é muuuuito frio e úmido, o q eu posso fazer para ele se sentir melhor??? obrigada

Eliseu [13/06/2014 20:01:14]
Boa Noite Juliana!Não sou médico, apenas um pai de dois filhos e uma filha, o qual ajudou em muito no cuidado da saúde e educação dos mesmos.Minha filha, por ter nascido com o cordão umbilical enrolado no pescoço, apresentava muitas crises respiratórias em seus primeiros meses de vida, ficando praticamente curada a partir dos 2 anos de idade. Hoje ela já é uma mulher adulta.Quando ela tinha excesso de muco nasal e/ou nos pulmões (o que pode gerar roncos ou chiados no peito), eu sempre procurava fazer vaporização de ar quente e úmido para que ela respirasse, de maneira a "soltar" o muco no nariz e/ou nos pulmões e o mesmo ser expelido pelo organismo.Se você olhar no link abaixo, verás que para bronquiolite isto também é indicado.No entanto, o mais importante, SEMPRE, é procurar e seguir recomendação médica, evitando que algum problema possa se agravar...Um abraço e sucesso com seu bebê.Link útil: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/bronquioliteVeja o seguinte conteúdo neste link:Tratamento de BronquioliteÀs vezes, não é necessário tratamento. Os antibióticos não funcionam contra infecções virais. A maioria dos medicamentos não ajudam no tratamento da bronquiolite.Tratamento de apoio pode incluir:Beber muito líquido. Leite materno ou fórmulas infantis são adequados para crianças menores de 12 meses. Bebidas com balanceamento de eletrólito, tais como Pedialyte, também são adequadas para uso em bebês.Respirar ar úmido (molhado) para ajudar a soltar o muco pegajoso. Você pode utilizar um umidificador para umedecer o ar que a criança está respirando. Siga as instruções que acompanham o umidificador.Muito descanso.Não permitir que ninguém fume na casa, carro ou em qualquer lugar perto da criança.Crianças no hospital podem precisar de tratamento com oxigênio e líquidos dados pela veia (IV).Raramente, medicações antivirais, tais como ribavirina, podem ser utilizadas no tratamento de crianças muito doentes.


Seu Comentário
Nome:
E-mail:
Site:
Texto: