View Como comprar a TV certa para você, sua família, seu lar, ...

TV LCD ou Plasma

As TVs de Plasma e LCD de alta definição são as mais tentadoras tecnologias do mercado em qualidade de imagem e som. São aquelas que apresentam a imagem mais próxima à captada pela visão humana. As texturas e os contornos ficam mais definidos e é possível ver detalhes como rugas, manchas e até o suor no rosto das pessoas. Com certeza, uma experiência incrível diante dos seus olhos.

Diferenças entre as telas de Plasma e LCD:

As telas de LCD (Displays de Cristal Líquido) são formadas por moléculas de cristal líquido distribuídas entre duas lâminas transparentes. Estes aparelhos possuem uma lâmpada de luz branca chamada backlight. Quando a lâmpada é acionada, os elementos elétricos das lâminas geram campos magnéticos para que as moléculas de cristal líquido orientem a luz e formem as imagens.

As telas de Plasma são formadas geralmente por painéis de cristal e pelos gases xenônio e neônio. Quando acionados, estes gases passam por um processo de ionização e assumem o estado de plasma. O plasma gera raios ultravioletas que, ao atingir os painéis, faz com que os átomos de fósforo (substância que emite luz a ser exposta a outra fonte luminosa) presentes nos pixels brilhem.

O espectro de cores é produzido através de combinações em diferentes intensidades de três cores presentes no pixel: vermelho, verde e azul.

Desvende os mitos sobre TVs de Plasma:

A Plasma é uma tecnologia ultrapassada?

Não! Plasma (em 2009) é uma tecnologia atual e de excelente qualidade. Recomendado é que o televisor de plasma seja utilizado em ambientes com a iluminação controlada, pois apresenta melhor desempenho e, consequentemente, mais conforto para os olhos. Já a LCD é mais indicada para ambientes mais claros.

As TVs de Plasma possuem imagens fantásticas, cores vibrantes, design sofisticado e linhas perfeitas! Aliada a estes diferenciais, encontramos uma tecnologia inovadora que não pára de ser aprimorada.

Conheça as principais vantagens e desvende alguns mitos sobre esta tecnologia:

- Design: o design sofisticado, fino e compacto permite que o aparelho seja montado na base e utilizado sobre o móvel ou pendurado na parede, como um quadro, garantindo o melhor aproveitamento do espaço.

- Cores vibrantes: o espectro é formado através da combinação de diferentes intensidades das cores presentes no pixel: vermelho, verde e azul. Esta combinação permite a reprodução de bilhões de cores, proporcionando mais realismo à imagem.

- Tela: a tela é perfeitamente plana, evitando reflexos e distorções. Os pixels são igualmente iluminados nestes displays, proporcionando um brilho uniforme e um ângulo de visão que pode ser superior a 160º, permitindo que os espectadores assistam ao televisor em diversos pontos do ambiente. Além disso, apresenta um contraste aprimorado, o que garante imagens mais reais e melhor profundidade percebida das cenas.

- Durabilidade: Em média, as telas de plasma têm a durabilidade de 60 mil horas de uso, semelhante às demais tecnologias. Isso significa que o televisor pode ter a vida útil de 20 anos, considerando 8 horas diárias de uso. Atualmente já encontramos modelos com a vida útil de até 100 mil horas.

- Resolução da imagem: Independente da tecnologia, todos os monitores apresentam diferentes tipos de resolução. A resolução refere-se ao nº de pixels presentes na tela. Quanto maior a resolução, maior o nível de detalhamento da imagem.

O Consumo de energia da Plasma é elevado?

Não! Hoje podemos dizer que o consumo de energia da Plasma e da LCD são equivalentes. Mas por que toda medição dá uma diferença maior para a Plasma?

Na fábrica, a medição do consumo de energia é feita através da exibição estática de faixas coloridas, porém, se medirmos o consumo de energia em uma situação normal, por exemplo, assistindo uma novela, futebol ou um filme, o consumo de energia da Plasma e da LCD são praticamente equivalentes. Isto porque, em cenas mais escuras, por exemplo, o plasma apaga os pixels, economizando energia, enquanto o consumo da LCD permanece estável, já que esta tecnologia mantém sua iluminação traseira sempre ligada. O que queremos explicar é que em condições normais de uso (afinal, ninguém assiste barras coloridas em casa) as duas tecnologias têm consumo de energia equivalente.

O que é o efeito burn-in?

O efeito "burn-in" é a formação de manchas a partir da exibição contínua de uma imagem estática. Este problema pode acontecer quando algum texto ou símbolo de uma imagem permanecem estáticos na tela de uma TV durante horas seguidas, sem se mover. De acordo com alguns fabricantes, a nova geração de televisores de plasma conta com recursos que diminuem significativamente este efeito, deixando-o quase imperceptível. Para evitá-lo, os fornecedores sugerem que a imagem não permaneça estática por mais de uma hora.

Distorções nas imagens: tanto os televisores de plasma quanto os modelos de LCD possuem o formato widescreen (16:9). No entanto, o formato do sistema de transmissão nacional é 4:3. Para assistir, o espectador pode optar entre o formato 16:9 e ter uma imagem totalmente preenchida na tela, esticando-a ligeiramente nas laterais ou no formato 4:3 que exibe as imagens na forma como foram gravadas, deixando as laterais com tarja preta.

Você sabe qual é a real durabilidade das TVs de Plasma?

A durabilidade das TVs de Plasma atualmente vendidas no mercado é de 20 anos, ou 60.000 horas de uso (8 horas diárias), ou seja, a mesma das outras tecnologias.

Conheça a TV Digital

O que eu ganho com a TV Digital:

A TV Digital é um novo sistema onde a produção, transmissão e recepção do sinal de televisão são realizadas de forma muito mais incrível e realista, ao contrário do sistema analógico, que forma imagens distorcidas e apresenta sombras e chuviscos provocados por interferências. Isso significa uma experiência áudio-visual fantástica e inédita na sua casa, com padrão de cores, sons e definição muito próximos da perfeição.

Em breve este sistema substituirá o analógico (ainda vigente no Brasil) por completo, nivelando todos os lares com uma qualidade nunca vista até o momento. Conheça agora a diferença entre os dois sistemas:

- Imagem: a qualidade de imagem das transmissões digitais pode ser até 13 vezes superior ao sistema analógico. Enquanto o modelo analógico oferece a resolução de 640 x 480 pixels*, o modelo digital pode oferecer até 1920 x 1080p, o que garante uma nitidez inigualável.

- Formato de tela: o sistema digital oferece o formato panorâmico, semelhante a tela de cinema. Este formato é conhecido como widescreen e possui a proporção de 16:9, que garante a maior abrangência da cena. Já no modelo analógico, a relação é de 4:3.

- Som: O sistema digital oferece a qualidade de som compatível ao CD (tipo surround e com 5.1 canais, semelhante ao do Home Theater). Isto possibilita uma experiência fantástica, como se o espectador estivesse envolvido na cena. Já o modelo convencional oferece o modelo estéreo, com duas saídas.

Saiba o que é necessário ter para receber o sinal digital:

A maioria dos televisores de plasma e LCD já estão preparados para proporcionar os melhores benefícios do novo sistema, que garante alta qualidade áudio-visual e conectividade muito mais simplificada, com poucos fios.

Para aproveitar todos os benefícios do sinal digital, antes de tudo é necessário você adquirir:

1. Uma Antena UHF

· A Antena UHF é aquela que capta o sinal digital emitido pelas emissoras de TV e leva na íntegra para sua casa;

2. Um Conversor para TV Digital (ou Set-top Box)

· O conversor é que faz o sinal digital entrar definitivamente em sua TV com um formato compatível para ser visualizado na tela. Sem ele seria impossível a imagem ser formada com a máxima definição.

Observação: Existem TVs que possuem este conversor embutido. Geralmente elas são classificadas como built-in.

3. Uma TV que possua as tecnologias HDTV ou Full HD

· Full HD: significa alta definição completa. A tecnologia é a mais cobiçada das TVs, que transmite as cores mais vibrantes e mais reais do mercado, com resolução de 1920x1080p, ou seja, a top de linha dos televisores da atualidade.

· HDTV: esta sigla quer dizer que a TV está pronta para receber o sinal digital (HD Ready). A tecnologia é o padrão das TVs que já conseguem transmitir o sinal digital com alta definição - geralmente seu número de definição é representado com 720p.

4. Cabo HDMI

· O HDMI transmite, com um único cabo, som e imagens digitais de alta definição, garantindo nitidez e riqueza de detalhes em seu televisor, sem a mínima perda de qualidade.

Observação: TVs com conversor integrado (built-in) não necessitam do cabo HDMI.

Os televisores convencionais que receberem o sinal digital continuarão apresentando imagens com a definição do aparelho (ou seja, se sua TV não for de alta definição, o aproveitamento do sinal digital fica limitado, mas pelo menos você não verá mais chuviscos e interferências na tela).

Resumindo, para receber o sinal digital e convertê-lo na melhor definição de imagem e som possível, basta você possuir um televisor de Plasma ou LCD compatível com o sinal digital (HDTV ou Full HD), um conversor para TV Digital (ou set-top box), uma antena UHF e conexões HDMI entre os aparelhos.

Vale lembrar:

- Alguns Televisores de Plasma e LCD já possuem o conversor integrado; na maioria dos casos são chamados de Full HD Built-in e apresentam ótima definição.

- O formato de compressão de vídeo no Brasil é o MPEG-4, portanto, o conversor deve ser compatível a este formato

Definição de imagem - Conheça as tecnologias do momento

Full HD - a melhor definição de imagem:

Tecnologia que supera a qualidade e a nitidez da HDTV (televisores de alta definição e prontas para receber o sinal digital). A tecnologia é a mais cobiçada das TVs, que transmite as cores mais vibrantes e mais reais do mercado. Conhecida também como 1080p, ou seja, 1080 linhas horizontais utilizadas para criar a imagem da sua TV (o número mais elevado de linhas disponível no mercado até o momento).

A letra "p", que acompanha o número de linhas, significa progressive scan, um sistema que mostra todas as linhas da imagem sequencialmente e de uma só vez, resultando em imagens de definição inigualável.

HDTV ou HD Ready - TVs prontas para o sinal digital:

As TVs que apresentam o selo HD Ready ou HDTV são todas aquelas qualificadas pela alta definição e por serem prontas para converter o sinal digital com muita fidelidade (em geral, são capazes de produzir imagens com definição de 720 linhas horizontais ? número que já considerado de alta definição).

Conheça as Conexões HDMI:

O HDMI é a sigla para High Definition Multimedia Interface - Interface Multimídia de Alta Definição. Trata-se de um tipo de conexão que está presente nos equipamentos eletroeletrônicos mais sofisticados. Através dele é possível ligar as fontes audiovisuais, como o Conversor para TV Digital (ou set-top box), o leitor de DVD, o receptor A/V, o monitor audiovisual, ou o televisor digital (DTV) com um único cabo, de forma simples e prática, eliminando aquela grande quantidade de fios que precisávamos para ligar todos os aparelhos. Além disso, ao utilizá-lo com produtos HD (High Definition), você terá imagem e som digital com a mais alta qualidade, sem perda de dados e qualidade.

Benefícios da conexão HDMI:

- Comodidade: com um único cabo é possível transferir simultaneamente conteúdos de áudio e vídeo com excelente qualidade de imagem. O HDMI é capaz de substituir até 9 cabos, tornando a instalação de qualquer sistema muito mais fácil e menos complicada;

- Qualidade de imagem: além disso, a conexão é feita totalmente de forma digital sem qualquer tipo de compressão, preservando a qualidade do áudio e da imagem. A atual taxa de transferência é de 5Gbps (gigabyte por segundo), mais do que o dobro que os atuais padrões de TV digital utilizam;

- Capacidade: o HDMI é capaz de suportar formatos de vídeo de alta definição como 480p, 720p e até mesmo 1080p. Também é capaz de transferir áudio de 5.1 canais com alta definição.

O conversor para TV Digital (ou set-top-box):

O conversor para TV digital (ou set-top box), é um equipamento que converte o sinal digital em um formato compatível para ser visualizado no televisor. Ele é necessário em aparelhos de TV que não possuem um sintonizador para a recepção do sinal digital.

Na prática, o conversor funciona como um "mini computador" com altíssima capacidade de processamento. Isso porque o equipamento tem de receber e transmitir enormes quantidades de dados em curtíssimo espaço de tempo, com alta qualidade e tolerância zero em relação a falhas. Importante lembrar que cada TV precisa de um conversor para receber o sinal digital, exceto aquelas que já são built-in e o possuem integrado.

Vantagens de um Conversor Integrado:

Atualmente as principais marcas de televisores do mundo estão lançando alguns modelos de Plasma e LCD já com o conversor integrado (ou set-top box integrado). E para converter o sinal digital corretamente, é necessário que você possua algum conversor. Sendo assim, ao comprar um Televisor com este set-top box integrado, você precisará comprar apenas uma antena UHF.

Saiba o que é Taxa de Contraste:

Contraste é a relação da quantidade de tons entre o preto e o branco que uma TV é capaz de reproduzir. Quanto maior o contraste, mais real a imagem e melhor é a profundidade percebida nas cenas. Também é importante o nível de preto, pois ele é determinante para que vejamos uma imagem realmente preta e não cinza.

Quanto maior for esta relação, melhor será a definição de contornos e diferenças de luz, proporcionando reprodução mais fiel de cenas escuras.

Recentemente, fabricantes de TVs começaram a identificar a taxa de contraste como sendo "contraste dinâmico" e as taxas subiram de 500:1 para 10.000:1.

Descubra na prática o que é Progressive Scan:

O sistema Progressive Scan chegou para aprimorar o mundo da imagem. Ele oferece nitidez e definição superiores com imagens formadas por mais de mil linhas contra 525 do sistema convencional, garantindo alta fidelidade visual. A maioria dos televisores já conta com essa tecnologia, no entanto, é importante lembrar que se for instalar um DVD player, o sistema Progressive Scan só funciona quando o televisor também contar com a função (Progressive Scan).

Vantagens em se ter uma TV de tela plana:

O televisor de tela plana é uma ótima opção para você que procura qualidade. A tela plana garante: - Maior ângulo de visão tanto na vertical como na horizontal, aumentando o aproveitamento da imagem - nos televisores convencionais o ângulo de visão fica limitado a, no máximo, 100º, enquanto um televisor de tela plana permite que as imagens sejam vistas com um ângulo de 120º ou mais;

- Menos distorções - com as laterais e as partes inferior e superior da tela totalmente planas, a imagem não fica distorcida, um problema comum nas telas convencionais; - Imagem mais real, nítida e cores mais firmes; - Imagens sem reflexos.

Saiba aproveitar a qualidade do Som

Descubra o que é Potência de áudio:

A potência de áudio identifica a relação entre a qualidade sonora do seu Televisor e o resultado final no seu ouvido, ou seja, quanto maior a potência de áudio, maior a qualidade final e o volume do som de seu Televisor.

Geralmente esta relação é apresentada com a sigla RMS (Root Mean Square), definida como a potência máxima que o aparelho pode suportar durante no mínimo duas horas ininterruptas de funcionamento.

Sistema de áudio Dolby Digital:

O Dolby Digital é uma tecnologia que permite alta qualidade e fidelidade sonora, dando a sensação de que o espectador está dentro da cena, com uma receptividade sonora em 3D que oferece maior realismo.

Na prática, é um decodificador que separa as faixas de áudio em 6 canais (conhecido como 5.1, já que apresenta 5 canais de áudio e 1 canal LFE - Low Frequency Effects, de baixa freqüência, responsável pela obtenção dos sons graves).

Fonte: Magazine Luiza.

Data deste texto: 18 de setembro de 2009.


WindowWidth: WindowHeight: ContainerHeight: ScrollHeight:
Responsive Media Screen:
Family