View Seleção negativa - ditadura política e corporativa

O texto abaixo é encontrado na Wikipedia, como sendo um assunto político, mas, se você lê-lo com bastante atenção, verá que se enquadra perfeitamente na forma como muitas hierarquias corporativas e/ou departamentais são compostas, visando uma autoproteção daqueles que estão no topo de determinadas hierarquias, ou seja, "chefes".

Se você for da área de Recursos Humanos, e notar muita rotatividade em determinado departamento da empresa, sendo o(s) chefe(s) deste departamento, e alguns poucos subordinados, sempre os mesmos, acione o "sinal de alerta", pois o problema de "Seleção Negativa" pode estar ocorrendo na sua empresa. Fazer uma avaliação "de baixo para cima", ouvindo subordinados, pode ser uma ótima solução.

Seleção negativa, na política, é um processo que ocorre em hierarquias rígidas, mais notadamente em ditaduras.

A pessoa no topo da hierarquia, desejando se manter no poder para sempre, escolhe seus comandados com o critério básico da incompetência - eles não podem ser suficientemente competentes para removê-lo do poder. Seus comandados fazem o mesmo com aqueles abaixo deles na hierarquia, e a hierarquia é progressivamente preenchida com mais e mais pessoas incompetentes.

Se o ditador vê que está sendo, apesar de tudo, ameaçado, ele removerá aqueles que o ameaçam de suas posições - "purifica" a hierarquia.

Posições vagas na hierarquia são normalmente preenchidas com pessoas de baixo - aqueles que sejam menos competentes que seus mestres anteriores. Assim, ao passar do tempo, a hierarquia torna-se menos e menos eficiente. Como isso acontece com relativa freqüência, quando o ditador morre, ou é removido por alguma influência externa, o que sobra é uma hierarquia grosseiramente ineficiente.

Fonte do texto original: http://en.wikipedia.org/wiki/Negative_selection_(politics)

Publicado em 18/09/2009.

WindowWidth: WindowHeight: ContainerHeight: ScrollHeight:
Responsive Media Screen:
Family