A cegueira corporativa. Ansiedade no ambiente de trabalho.

De acordo com os resultados da última pesquisa da Economic Anxiety at the Worksplace (A Ansiedade Econômica no Ambiente de Trabalho) lançada por Elliot Masie, 85% dos pesquisados têm alguma inquietação com a economia em seu ambiente de trabalho e 29% apresentam altíssimo grau de ansiedade. Somente 15% dos pesquisados reportaram que tem baixo ou nenhum grau de ansiedade em seu ambiente de trabalho.

Os pesquisados responderam a pergunta. "Qual é o nível de inquietação com a economia em seu ambiente de trabalho?". Interessante notar que mais de 1.444 profissionais ligados ao setor de aprendizagem, de diversas partes do mundo, responderam a pesquisa em menos de 72 horas. Esta pesquisa é uma tentativa de Masie para sentir como os trabalhadores e seus locais de trabalho estão reagindo a atual a crise econômica nos Estados Unidos e sobre suas conseqüências.

A pesquisa de Masie tinha também uma outra pergunta: "Que ações os líderes de suas organizações estão tomando para responder à esta inquietação no ambiente de trabalho?" As respostas para esta pergunta mostram a falta de cuidado com a sensibilidade de seus trabalhadores.

Os resultados foram os que se seguem: 21% disseram, que por meio de seus líderes, forneceram informações resumidas sobre a saúde econômica de suas empresas; 13% disseram que os líderes conduziram reuniões de curta duração sobre a crise econômica; outros 13% responderam que os gerentes que tiveram pequenas conversas com seus funcionários sobre os graus de ansiedade; 7% dos pesquisados disseram que participaram de workshops sobre como lidar com a crise e a ansiedade; 46% relataram que suas organizações não tomaram nenhuma ação até o momento.

Elliot Masie dirige a THE MASIE CENTER, localizada em Saratoga Springs, estado de Nova Iorque, tem como foco conhecer como as organizações dão suporte à aprendizagem e ao conhecimento junto à força de trabalho.

No início deste ano, o Instituto Gallup conduziu uma pesquisa junto aos cidadãos norte-americanos que mostrou que o percentual de americanos muito preocupados com a economia cresceu mais de 20 pontos percentuais em relação ao ano passado, fazendo com que esta questão se juntasse a outra grande preocupação dos americanos (60%), que é a questão da assistência médica.

Estes resultados são, certamente, um sinal de alerta para as empresas começarem a agir e de forma rápida para que a ansiedade demonstrada nas pesquisas não venha a impactar a produtividade e a retenção das pessoas nas organizações.

Copyright 2006 by the The Herman Group.
Reprodução permitida desde que com citação da fonte.
Artigos de Roger Herman e Joyce Gioya, Business Futurists e consultores associados da TDC Capacitação Profissional.
Para assinar ou cancelar o recebimento do Trend Alert Report, envie e-mail para tdc@tdccap.com.br, ou acesse nosso site www.tdccap.com.br.
Este serviço é público e gratuito. Envie suas sugestões e comentários para tdc@tdccap.com.br
Quarta-feira, 08 de outubro de 2008.



Comentários


Seu Comentário
Nome:
E-mail:
Site:
Texto: