View Sucesso Profissional - Liberte o palhaço que existe em você

Essa é a mensagem de um curso de desenvolvimento humano oferecido para empresas da Inglaterra. Achou estranho? Então veja só o nome do curso "Como ser um idiota". Ficou chocado? Agora saiba que quem dá esse curso em respeitáveis organizações britânicas é uma atriz circense e formadora profissional de palhaços chamada Angela de Castro, que, aliás, é brasileira.

Gente, isso não é ótimo? Definitivamente, o mundo corporativo se rendeu à evidência de que a espontaneidade, a alegria e o bom humor são importantes no ambiente das organizações.

Quem trabalha bem humorado relaciona-se com mais facilidade, é mais criativo e produtivo, características fundamentais para o profissional de hoje. Já não é novidade para ninguém que bons relacionamentos no ambiente corporativo facilitam a troca de informações, que por sua vez dá mais agilidade para a tomada de decisões. Quanto à criatividade, ela é o combustível da inovação - e toda empresa tem de ser capaz de inovar constantemente. Por fim, a alta produtividade é o que toda empresa busca nesses tempos em que é preciso fazer mais com menos...

Vemos, então, que o bom humor se traduz em melhores condições de concorrência no mercado!

Agora, se basta que uma só pessoa seja bem humorada para transformar o astral de uma equipe inteira, imagine do que não é capaz um grupo de pessoas que libertaram seus palhaços... e colocaram todos eles para trabalhar juntos!

O objetivo do trabalho de Angela e sua empresa, Contemporary Clowning Projects (algo como "projetos de palhaçada contemporânea"), é fazer com que as pessoas brinquem mais, sejam menos céticas, não tenham medo de errar e possam sentir-se à vontade com seus erros. Os participantes fazem vivências que rompem os padrões de autocensura e o medo do ridículo que limitam a maioria das pessoas, especialmente no ambiente de trabalho.

Como militante da alegria, sinto-me muito gratificada com o reconhecimento que o riso e o bom humor têm hoje por parte das organizações. Há oito anos venho incentivando as pessoas a expressar o que chamo de "criança interna", a parte de nós que é autêntica, manifesta seus sentimentos, é curiosa, experimenta, não tem medo de errar. Assim é que somos quando crianças, mas, conforme nos tornamos adultos, incorporamos modelos de comportamento "socialmente adequados", ficamos sérios, auto controlados e com medo do que os outros vão pensar. Reprimimos de tal forma o bom humor e a espontaneidade que chega um momento em que temos de reaprender a expressá-los. Não é incrível?

Bem, se você está interessado nesse reaprendizado, coloque mais riso em sua vida. Assista a comédias no cinema e no teatro, leia coisas engraçadas, procure a companhia de pessoas bem humoradas. Não se envergonhe de ser também mais risonho, caloroso e brincalhão. Não se leve tão a sério!

Agora, se você acha que não é tão fácil ser bem humorado com tantos problemas e aborrecimentos no trabalho, a dica é não se identificar com eles. Procure distanciar-se das situações problemáticas e olhá-las como se não fossem suas. Isso ajuda a manter o equilíbrio e resolvê-las.

Exercite também a capacidade de enxergar o lado positivo das situações. Você pode olhar para um copo pela metade e considerá-lo meio cheio ou meio vazio. Com todas as situações da vida acontece o mesmo nós é que damos significado a elas. Podemos ver problemas em tudo que nos acontece, ou talvez ver oportunidades de aprendizado e de superação... Isso faz toda diferença quando se trata de manter o bom humor.

Autor: Leila Navarro.
Palestrante motivacional no Brasil e no exterior. Autora de cinco livros, todos pela Editora Gente. Venceu o "8º Prêmio Top Of Mind Fornecedores de RH" na categoria "Palestrante do Ano", em 2005.


Publicação: 18/09/2009.

WindowWidth: WindowHeight: ContainerHeight: ScrollHeight:
Responsive Media Screen:
Family